terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Vila Residencial para Estudantes Universitários



Poly Canyon Village é o maior projecto em LSF construído na Califórnia até ao momento. É também o maior complexo residencial construído no campus de uma Universidade americana. Espalhando-se por 120.000 m2, o complexo é composto por nove prédios, cada um com quatro ou cinco andares. Estes edifícios acolhem cerca de 2.700 alunos da California Polytechnic State University (Cal Poly), na cidade de San Luis Obispo, no estado da Califórnia.

O LSF – Light Steel Framing – é uma evolução do típico "wood framing" (estruturas em madeira) norte americano, utilizado essencialmente na construção residencial unifamiliar.

O planeamento original previa um prazo de 20 meses, mas o projecto foi totalmente concluído em apenas 14 meses, poupando meio ano de trabalho.

Foi efectuado um estudo inicial detalhado para escolher o método construtivo, estando em equação três hipóteses: (1) estrutura em madeira (wood framing), (2) betão armado e alvenaria ou (3) o sistema LSF (perfilaria de aço galvanizado enformado a frio). A decisão final recaiu no aço devido a várias vantagens reconhecidas: menor custo de construção, custos mais reduzidos com seguros e ser incombustível. Outro factor que se levou em consideração era a exigência da Universidade para que o complexo residencial recebesse o certificado LEED®.

LEED®, ou Leadership in Energy and Environmental Design (Excelência em Energia e Projecto Ambiental), é um certificado reconhecido internacionalmente e que distingue a inovação e vanguarda na construção sustentável nos Estados Unidos. Para obter tal qualificação, os proprietários, projectistas e construtores necessitam implementar processos e materiais que garantam uma construção sustentável, tanto durante a obra como durante a vida útil dos edifícios. Após um controlo rigoroso, o certificado é concedido a moradias ou prédios individuais ou mesmo a inteiros bairros. A atribuição desta distinção é efectuada pelo U.S. Green Building Council (Conselho de Construção Sustentável dos Estados Unidos).

O complexo foi projectado pela empresa de arquitectura e engenharia MVE Institutional, e a construção esteve a cargo do consórcio das empresas Clark Construction e Niles Bolton Associates. Recebeu o LEED® Certificado Ouro, emitido pelo U.S. Green Building Council, sendo o maior projecto certificado na Califórnia até à data.

Em todos os aspectos, o complexo universitário Poly Canyon Village foi um estrondoso sucesso. A construção ficou completa em menos seis meses do que o previsto. Na verdade, o projecto poderia ter sido concluído em menos doze meses do que teria sido necessário se a estrutura fosse em betão armado e alvenaria, mas não foi possível acelerar a logística relacionada com a aquisição e montagem do mobiliário dos milhares de apartamentos.

Terminado no final de 2009 com um custo estimado de 239 milhões de dólares, o complexo Poly Canyon Village é um impressionante conjunto de edifícios residenciais, beneficiando os milhares de estudantes da Universidade Cal Poly, incluindo equipamentos tais como uma piscina e equipamentos desportivos, um centro comunitário, parques de estacionamento e uma praça central com diversas lojas.”






Sem comentários:

Enviar um comentário