segunda-feira, 30 de abril de 2012

Novo World Trade Center já é o edifício mais alto de Nova Iorque


Mais de dez anos após os atentados, a Torre 1 do World Trade Center, actualmente com 100 andares, voltou a ser o edifício mais alto da cidade.


O novo edifício, que inicialmente foi chamado Torre da Liberdade e irá ocupar o lugar das Torres Gémeas, terá 104 andares quando estiver concluído, o que só deverá acontecer no próximo ano. Mas, para já, a instalação de uma estrutura de aço já o tornou mais alto do que o Empire State Building


A coluna de aço necessária para a construção fez com que a torre chegasse aos 381 metros, mais alguns do que o Empire State Building. O edifício, que já está a ser construído desde 2006, será bastante maior quando estiver terminado, prevendo-se que chegue aos 541 metros – ou 1776 pés na medida anglo-saxónica, um número simbólico por ser o ano da independência dos Estados Unidos.



Ainda assim, a torre 1 do novo World Trade Center será bastante baixa quando comparada com o edifício mais alto do mundo, a torre Burj Khalifa no Dubai, que tem 827 metros. 



Se contarmos até ao topo da antena instalada no Empire State Building este continua a ser o maior edifício da cidade, mas em termos de estrutura o novo World Trade Center já o ultrapassou. “Será mais do que um arranha-céus”, sublinhou o governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo. “Será o símbolo do espírito de resistência da cidade e do estado de Nova Iorque, que representará o nosso empenho em nos reconstruirmos mais fortes do que antes”.



Os atentado de 11 de Setembro de 2001 causaram cerca de 3000 mortes durante os atentados de 11 de Setembro e esta torre, junto ao memorial inaugurado no ano passado, pretende ser uma homenagem às vítimas dos ataques.