segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Visita de Estudo do ISEL - 25 e 26 de Outubro de 2013



Nos passados dias 25 e 26 de Outubro, teve lugar uma Visita de Estudo promovida pela ADEC - ISEL – Área Departamental de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, a duas obras da EDP presentemente em curso em Portugal:
  • Aproveitamento Hidroelétrico de Ribeiradio-Ermida, ACE1
  • Reforço de Potência da Barragem de Venda Nova III, ACE

1ACE - Os agrupamentos complementares de empresas (ACE) são entidades constituídas por pessoas singulares ou colectivas, nomeadamente sociedades comerciais, que se agrupam, sem prejuízo da sua personalidade jurídica, a fim de melhorar as condições de exercício ou de resultado das suas actividades. Os ACE não podem ter por fim principal a realização e partilha de lucros e constituir-se-ão por contrato, com ou sem capital social próprio. Poderão, todavia, quando expressamente autorizado no contrato constitutivo, ter como fim acessório a realização e partilha de lucros.

Actualmente, não existem muitas obras desta envergadura no nosso país e a possibilidade de as visitar constitui uma oportunidade única para os estudantes contactarem com a prática profissional nas diversas áreas da engenharia civil. Estes foram motivos de sobra para que o Sempre em Construção estivesse presente, deixando-vos aqui um pouco do muito que por lá se aprendeu.


O autocarro com mais de quarenta estudantes do ISEL, acompanhados por três docentes – Eng.º João Santos, Eng.º Almeida Guerra e Eng.ª Helena Marecos – deixou o Instituto com a primeira luz da manhã e chegou a Sever do Vouga, distrito de Aveiro, pelas 11 horas. O grupo foi recebido no estaleiro da obra pelos Engenheiros responsáveis que deram início a esta visita com um resumo global do empreendimento, através de uma apresentação em power point, da qual se destacam as seguintes informações técnicas:

O início da construção da barragem de Ribeiradio-Ermida, a 27 de Novembro de 2009, foi assinalado numa cerimónia de lançamento da 1ª pedra presidida pelo então Primeiro-Ministro, José Sócrates.

A construção está a cargo do consórcio OPWAY/FCC/RCC, prevendo-se a conclusão dos trabalhos em 2014. Até lá serão criados cerca de 2.300 postos de trabalho, 550 dos quais directos.

O aproveitamento hidroeléctrico de Ribeiradio-Ermida terá como finalidade principal a produção de energia hidroeléctrica, com uma potência total instalada de 81MW. Garantirá ainda os volumes necessários para o abastecimento público, industrial e rega, tanto a jusante do aproveitamento como a partir das albufeiras que serão criadas (Ribeiradio e Ermida).

Decorrida a fase de Avaliação de Impacte Ambiental e aprovação do projecto, prevê-se que a construção do aproveitamento terá um custo estimado da ordem dos 213 milhões de euros.

Dados principais da obra:


Características técnicas:


FONTE: EDP

Depois da apresentação, seguiu-se a visita dos estudantes à obra que, apesar da chuva, fizeram questão de ver de perto e em tempo real, os trabalhos em curso, tanto no escalão de montante (Ribeiradio) como no escalão de jusante (Ermida).

Aqui ficam algumas fotografias tiradas durante a visita à obra.


Notícia da RTP, em 05 Setembro de 2011 acerca da barragem de Ribeiradio-Ermida:

“Faz parte do Plano nacional de Barragens, lançada pelo anterior governo, e está a ser construída em Sever do Vouga. Eurodeputados e autarcas visitaram as obras do empreendimento e deixaram elogios.” 

VER VÍDEO AQUI: RTP|notícias



A noite de dia 25 foi passada na Pousada da Juventude de Braga, partindo na manhã do dia seguinte para a freguesia de Ruivães, concelho de Vieira do Minho, onde se situa o estaleiro da segunda obra a visitar. À chegada ao estaleiro, o grupo foi recebido pelos Engenheiros responsáveis que deram início a esta visita com um resumo global do empreendimento, através de uma apresentação em power point, da qual se destacam as seguintes informações técnicas:
O reforço de capacidade da central hidroeléctrica de Venda Nova, instalada no rio Rabagão, no concelho de Vieira do Minho representa um investimento de cerca de 350 milhões de euros, por parte da EDP e irá criar a maior central hidroeléctrica do País, em termos de potência instalada, com 736MW.

O arranque do projecto, inserido no plano de expansão da energia hídrica, foi assinalado a 13 de janeiro de 2010, com uma cerimónia de lançamento da primeira pedra, presidida pelo então Primeiro-Ministro, José Sócrates.

A execução dos trabalhos de construção civil, que representam parte significativa do investimento, estará a cargo do consórcio MSF/Somague/Mota-Engil/Spie Batignolles, prevendo-se a entrada em serviço em 2015. Até lá a instalação da central Venda Nova III implicará a criação de cerca de 2 000 postos de trabalho, dos quais 500 directos.

Dados principais da obra:


Características técnicas:


FONTE: EDP

Depois da apresentação, seguiu-se a visita dos estudantes à obra, na qual foi possível conhecer de perto o estado atual de desenvolvimento do futuro empreendimento.

Aqui ficam algumas fotografias tiradas durante a visita à obra.


Notícia na Imprensa Francesa acerca do Reforço de Potência da Barragem de Venda Nova III:

"Venda Nova III, le plus grand chantier hydroeléctrique d’europe."