quinta-feira, 28 de março de 2013

e-Civil^2 - Visita Técnica à ETAR de Alcântara




Na passada sexta-feira, dia 22 de Março, realizou-se uma visita à ETAR de Alcântara, no âmbito do programa das II Jornadas da Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico. O Sempre em Construção esteve presente e deixa-vos aqui um pouco do muito que por lá se aprendeu.

Curiosamente, o dia da visita coincidiu com o Dia Mundial da Água e sendo 2013 o Ano Internacional de Cooperação pela Água, parece-me que esta visita veio mesmo a propósito.

A chegada à ETAR foi por volta das 10h, tendo sido o transporte do grupo assegurado por um autocarro do IST. Apesar da manhã primaveril, no final da visita chovia bastante, pelo que agradecemos o autocarro disponibilizado!





A visita começou com uma apresentação da SimTejo sobre a empreitada da nova ETAR de Alcântara.

As obras de adaptação e ampliação tiveram início em 2007 e representaram um investimento de cerca de 64,4 milhões de euros.


A obra enfrentou vários factores condicionantes, entre os quais se destacam:

  • A garantia de continuação do pleno funcionamento da ETAR durante o período de realização das obras;
  • O recurso a modernas tecnologias para o tratamento secundário e desinfecção; 
  • As reduzidas dimensões do espaço, condicionado pelas grandes infra-estruturas que o afetam e delimitam; 
  • A necessidade de assegurar a requalificação ambiental e paisagística de um equipamento situado em zona urbana.


Ver apresentação completa:


A nova ETAR encontra-se a funcionar desde Outubro de 2009 com tratamento biológico seguido de desinfecção através de radiação ultra-violeta. Deste modo, todos os esgotos da cidade são lançados ao rio com tratamento, permitindo uma recuperação ecológica mais sustentada do Estuário do Tejo.




Trata-se da maior ETAR coberta do país e foi projetada tendo em conta a requalificação ambiental da zona e o seu enquadramento paisagístico. A cobertura ajardinada favorece a sua integração paisagística, a redução da insolação, bem como dos caudais pluviais instantâneos, melhora a qualidade do ar, facilita a criação de habitats e promove a biodiversidade.



O material aplicado na cobertura foi Argila Expandida Argex® que, dadas as suas propriedades, não sobrecarrega a estrutura, ajuda a regular a umidade e melhora a eficiência térmica e acústica do edifício, promovendo a sua eficiência energética. 




Foi, sem dúvida, uma visita muito interessante e didática. Aqui fica o agradecimento, em nome da equipa do Sempre em Construção, a quem por lá tão bem nos recebeu e os nossos parabéns pela iniciativa à equipa organizadora do Fórum Civil do Instituto Superior Técnico.



Ver também: www.simtejo.pt; www.argex.ptwww.ecivil-ist.org; forumcivil.ist.utl.pt
Fotografias por Pedro Fernandes, Instituto Superior Técnico.

Sem comentários:

Enviar um comentário