terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Vila Residencial para Estudantes Universitários



Poly Canyon Village é o maior projecto em LSF construído na Califórnia até ao momento. É também o maior complexo residencial construído no campus de uma Universidade americana. Espalhando-se por 120.000 m2, o complexo é composto por nove prédios, cada um com quatro ou cinco andares. Estes edifícios acolhem cerca de 2.700 alunos da California Polytechnic State University (Cal Poly), na cidade de San Luis Obispo, no estado da Califórnia.

O LSF – Light Steel Framing – é uma evolução do típico "wood framing" (estruturas em madeira) norte americano, utilizado essencialmente na construção residencial unifamiliar.

O planeamento original previa um prazo de 20 meses, mas o projecto foi totalmente concluído em apenas 14 meses, poupando meio ano de trabalho.

Foi efectuado um estudo inicial detalhado para escolher o método construtivo, estando em equação três hipóteses: (1) estrutura em madeira (wood framing), (2) betão armado e alvenaria ou (3) o sistema LSF (perfilaria de aço galvanizado enformado a frio). A decisão final recaiu no aço devido a várias vantagens reconhecidas: menor custo de construção, custos mais reduzidos com seguros e ser incombustível. Outro factor que se levou em consideração era a exigência da Universidade para que o complexo residencial recebesse o certificado LEED®.

LEED®, ou Leadership in Energy and Environmental Design (Excelência em Energia e Projecto Ambiental), é um certificado reconhecido internacionalmente e que distingue a inovação e vanguarda na construção sustentável nos Estados Unidos. Para obter tal qualificação, os proprietários, projectistas e construtores necessitam implementar processos e materiais que garantam uma construção sustentável, tanto durante a obra como durante a vida útil dos edifícios. Após um controlo rigoroso, o certificado é concedido a moradias ou prédios individuais ou mesmo a inteiros bairros. A atribuição desta distinção é efectuada pelo U.S. Green Building Council (Conselho de Construção Sustentável dos Estados Unidos).

O complexo foi projectado pela empresa de arquitectura e engenharia MVE Institutional, e a construção esteve a cargo do consórcio das empresas Clark Construction e Niles Bolton Associates. Recebeu o LEED® Certificado Ouro, emitido pelo U.S. Green Building Council, sendo o maior projecto certificado na Califórnia até à data.

Em todos os aspectos, o complexo universitário Poly Canyon Village foi um estrondoso sucesso. A construção ficou completa em menos seis meses do que o previsto. Na verdade, o projecto poderia ter sido concluído em menos doze meses do que teria sido necessário se a estrutura fosse em betão armado e alvenaria, mas não foi possível acelerar a logística relacionada com a aquisição e montagem do mobiliário dos milhares de apartamentos.

Terminado no final de 2009 com um custo estimado de 239 milhões de dólares, o complexo Poly Canyon Village é um impressionante conjunto de edifícios residenciais, beneficiando os milhares de estudantes da Universidade Cal Poly, incluindo equipamentos tais como uma piscina e equipamentos desportivos, um centro comunitário, parques de estacionamento e uma praça central com diversas lojas.”






segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Com a casa às costas



     A empresa de Coimbra Cool Haven desenvolveu uma habitação que pode ser aumentada, diminuída e mudada para outro local. Actualmente encontra-se num parque tecnológico de Coimbra mas, dada a facilidade e rapidez de montagem e desmontagem, pode ser facilmente transferida para outra cidade.

        A estrutura em módulos, à base de aço leve e madeira reciclada, pode ser montada em menos de um mês e tem a particularidade de todos os seus parafusos poderem ser apertados utilizando uma única chave.

         É importante salientar que para além de ser uma estrutura ecológica, esta é também auto-suficiente em termos energéticos e completamente personalizável.



sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Construção de edifício de 15 pisos em 6 dias

"A empresa Chinesa Broad, especializada em construção pré-fabricada sustentável, realizou o feito de construir a superestrutura do Hotel Ark em Changsha, na província de Hunan em apenas 6 dias. Exceptuando as fundações, a estrutura de 15 pisos do edifício demorou cerca de 2 dias a ser montada e as paredes e instalações, 4 dias. O edifício foi dimensionado para resistir a acções sísmicas de um terramoto de grau 9 e está optimizado do ponto de vista energético, possuindo isolamento sonoro e térmico de última geração. 




Durante a construção, os resíduos constituíram apenas 1% da massa total dos materiais usados. Devido ao grande número de equipas envolvidas, a coordenação foi fundamental, permitindo finalizar o edifício em tempo recorde e evitando qualquer acidente. O sucesso do processo deve-se também à utilização quase exclusiva de ligações metálicas aparafusadas e de elementos construtivos de peso próprio reduzido."




"A Broad já tinha conseguido um feito semelhante ao construir um pavilhão da Exposição Mundial de Shanghai em apenas 14 horas."


"A construtora tem planeado num futuro próximo um edifício de 50 pisos em Pequim, utilizando o mesmo tipo de materiais e o mesmo método e ritmo construtivos."


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Casas feitas de garrafas

     Esta ideia surge no Brasil, um país onde a actividade sísmica não é um problema mas sim o grande número de pessoas sem abrigo ou a viver nas chamadas "favelas", sem as mínimas condições de salubridade.
     
     O método construtivo substitui os tradicionais tijolos das paredes de alvenaria, por garrafas usadas, demonstrando ser uma alternativa mais eficiente em termos de custos e também mais ecológica.


Para o enchimento e compactação das garrafas PET, usa-se 
terra húmida ou uma mistura de terra e cimento. A areia compactada 
dentro de uma garrafa é quase 20 vezes mais resistente do que os tijolos!

As garrafas são assentes em camadas, num processo semelhante
ao realizado para a alvenaria de tijolo.

Cordas de nylon ou arame são trançadas para obter 
a ancoragem da massa de preenchimento.

Revestimento das paredes ao nível das tampas.

Pintura exterior da casa.
    
     Depois de muito trabalho, muitas garrafas e muito cimento, o resultado final é este:




      Mas não foi só o Brasil a adoptar esta ideia, na Nigéria já foram construídas 25 casas de garrafas e o próximo projecto da Associação Nigeriana de Desenvolvimento para Energias Renováveis é a construção de uma escola para as crianças de rua que, apesar serem menores, fazem parte da mão de obra para a construção de casas na região.

Yahaya Ahmed, da Associação Nigeriana de Desenvolvimento para Energias Renováveis, 
calcula que uma casa feita de garrafas custa um terço do que custaria uma feita de betão e tijolos.



Contentor de luxo


"O arquitecto francês Patrick Partouche aproveitou contentores usados para construir uma casa luxuosa de dois andares. A construção está localizada na cidade de Lille, ao norte da França, e foi montada em apenas três dias. A opção é uma alternativa para às casas pré-fabricadas.
Para o arquitecto, esta possibilidade é como a realização de um sonho, que permite a produção de casas mais eficientes, baratas e que estão de acordo com o pensamento sustentável.
A casa, que possui 240 metros quadrados, foi construída a partir de oito contentores, previamente equipados com isolamento térmico e acústico. O piso térreo tem uma sala de estar,cozinha, garagem, casa de banho e lavandaria. No segundo andar estão três quartos, um escritório, uma casa de banho e um quarto para visitas."