terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Edifícios como centrais de energia verde

eficiência energética
e redes inteligentes
{EM DESTAQUE NA LIGHT+BUILDING 2012}

«No passado dia 28 de Novembro, a Messe Frankfurt organizou em Madrid uma conferência de imprensa para apresentar a Light+Building de 2012 que, de 15 a 20 de Abril, destacará a eficiência energética e as redes eléctricas e edifícios inteligentes.»

«A Light+Building é considerada como a maior feira do mundo na área da iluminação e tecnologia inteligente, e em 2012 irá destacar a eficiência energética como basilar de uma necessária sustentabilidade dos edifícios no futuro. Segundo Michael Sturm, Director de Marketing e Comunicação de Tecnologia e Produção, um futuro sustentável apenas é possível com redes eléctricas inteligentes (smart grids) que funcionam com edifícios inteligentes e com tecnologia bastante avançada.»


«Thomas Welter, Director Geral da BDA - Bund Deustcher Architekten (Associação de Arquitectos Alemães), prevê que em 2050, os edifícios devem gerar energia e consumir a mesma, não dependendo de energia fornecida por uma empresa eléctrica.

EDIFÍCIOS COMO CENTRAIS DE ENERGIA VERDE 

«A sustentabilidade é garantida pela eficiência energética aliada ao conforto, segurança e bem-estar das pessoas. Os edifícios serão verdadeiras centrais de energia verde, ao serem locais inteligentes com uma rede eléctrica e contadores igualmente inteligentes, sem esquecer a integração e a automação eléctrica.» Michael Sturm

«Pretende-se, assim, a transformação de um edifício consumidor de energia num edifício produtor de energia!»



FONTE: Reportagem de Helena Paulino in Revista Técnico-Profissional "O Electricista".


sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

A primeira floresta vertical do mundo

























   O Bosco Verticale já está em construção, no bairro de Isola, no centro de Milão. As duas torres residenciais, com alturas de 110 e 76 metros, terão para cada apartamento uma varanda com árvores plantadas. Ao todo serão 900 árvores que, no plano horizontal, corresponde a 10 mil metros quadrados de floresta. 
   Para além de proteger as habitações da radiação e da poluição exterior, a vegetação irá produzir humidade e absorver dióxido de carbono, contribuindo para o aumento da qualidade de vida dos seus moradores.
   Este projecto, sem dúvida, inovador contará com um sistema auto-sustentável para o abastecimento de energia através de mecanismos de energia eólica e fotovoltaica. A água utilizada pelo edifício será também filtrada e reutilizada para a irrigação das plantas.


   «O problema da falta de verde nas grandes metrópoles incomoda há décadas seus moradores. Agora, vinda de Milão, na Itália, uma ideia que reformula o conceito de reflorestamento pode começar a mudar esse cenário. Na cidade italiana, nascerá a primeira floresta vertical do mundo, batizada de Bosco Verticale. Projetada pelo escritório de arquitetura Stefano Boeri, a floresta cresce, na prática, dentro de duas torres de edifícios residenciais e sustentáveis.»  
por: Elisa Campos
fonte:  Revista Época Negócios